13/08/2019 às 08:10, Atualizado em 13/08/2019 às 08:16

Aprovado Projeto de Lei de autoria do Vereador Edno Ribas que institui o Dia do Povo Paraguaio em Sidrolândia.

Assessoria de Imprensa Vereador Edno Ribas

Foi aprovado na Câmara Municipal por unanimidade de votos na sessão ordinária da última terça-feira (06), Projeto de Lei de autoria do Vereador Edno Ribas Machado que institui no âmbito do Município de Sidrolândia, o Dia do Povo Paraguaio que será comemorado em nossa cidade anualmente no dia 14 de maio. A data aprovada em questão, depois de sancionada a presente lei, será oficialmente inserida no calendário anual de datas comemorativas do município de Sidrolândia.

Para justificar seu projeto, o Vereador Edno Ribas argumenta: “Esta Lei em homenagem ao querido Povo Paraguaio, é um reconhecimento justo e necessário pela relação de amizade em o Paraguai, o Brasil e ao Mato Grosso do Sul que remonta à ocupação da América Latina pelos colonizadores espanhóis e portugueses e, está encravado nos dias atuais em diferentes aspectos da história”.

Prosseguindo: “O querido povo paraguaio é o maior grupo étnico estrangeiro presente em todo Mato Grosso Sul, tendo se estabelecido na região desde a demarcação da fronteira entre o nosso estado e aquele país. Constituíram, por exemplo, a grande parte da mão de obra da companhia Mate Laranjeira. Sua influencia cultural é notável, seja pelo consumo de erva mate em forma de Tereré, seja pelas polcas paraguaias, guarânias e chamamés e pelas chipas e coquitos no café da manhã. Sua independência política da Espanha se deu no dia 15 de maio de 1811, mas a homenagem em âmbito municipal será anualmente dia 14 de maio, dia que começaram as lutas por sua soberania.”