04/10/2019 às 07:43, Atualizado em 04/10/2019 às 07:45

Aprovado por unanimidade, Projeto de Lei de autoria da Vereadora Vilma Felini que institui o Dia Municipal do Feirante.

Assessoria de Imprensa Vereadora Vilma Felini

Foi aprovado em Sessão Ordinária na última terça-feira (01) por unanimidade de votos pelo Plenário da Câmara Municipal, Projeto de Lei de autoria da Vereadora Vilma Felini que traz em seu escopo, o Dia Municipal do Feirante. O referido projeto de lei, teve seus trâmites regimentais normais passando pelas comissões temáticas da Casa de Leis como também, seus pareceres jurídicos aprovados pela procuradoria legislativa da mesma.

Prevê o Artigo 1º da Lei: Fica instituído, no âmbito do Município de Sidrolândia/MS, o DIA MUNICIPAL DO FEIRANTE, a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto. Com a aprovação, a data em questão, após a sansão por parte do chefe do Executivo Municipal, passará a integrar o calendário oficial do Município de Sidrolândia.

Segundo a Autora da Lei, Vereadora Vilma Felini: “A primeira feira livre do Brasil foi implantada na cidade de São Paulo, no dia 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório. Por esta razão, o Dia do Feirante é celebrado nesta data. Washington Luís era o prefeito de São Paulo da época e foi ele quem oficializou as feiras livres no Brasil, a partir do Ato 625. A ideia de comercializar produtos alimentícios ao ar livre surgiu dos próprios comerciantes. Eles vendiam os alimentos para os restaurantes e mercearias e o que sobrava do estoque colocavam a venda por preços mais baixos diretamente para o consumidor”.

Prosseguindo: “Nosso município possui várias feiras livres distribuídas nos bairros da cidade, onde destacam-se a Feira Livre da Pracinha triângulo no bairro São Bento, a Feira dos sábados ao lado do Ginásio Gov. Leonel de Moura Brizola, a Feira do Mercadão Municipal e a mais nova Feira no Bairro Morada da Serra, com mais de 150 feirantes que vem da área rural vender seus produtos”.