28/11/2018 às 11:06, Atualizado em 29/11/2018 às 11:13

Invernada Artística Mirim do CTG recebeu a Moção de Congratulação e Reconhecimento.

A Invernada Artística Mirim do CTG Campos da Vacaria de autoria do vereador Valdecir Carnevalli. A presente homenagem é fruto do reconhecimento dessa Casa Legislativa, aos campeões do Rodeio Artístico realizado no município de Chapadão do Sul, classificação esta que capacita a Invernada Mirim do CTG Campos da Vacaria a participar do Festival Nacional de Arte e Tradição que será realizado no mês de julho de 2019 na cidade de Criciúma no Estado de Santa Catarina.

Em sua justificativa o vereador relatou que há algum tempo tem-se falado cada vez mais da importância de incentivar as crianças a participar dos CTGs pelos diversos fatores de desenvolvimento que a dança e o convívio dentro de uma entidade tradicionalista podem proporcionar.

O Escritor, Professor e Tradicionalista Cristiano Barbosa, em um texto publicado, retrata este exato contexto.

“ Uma entidade Tradicionalista tem a obrigação de ser uma força viva dentro da comunidade em que atua. Deve ser administrada como uma instituição de ensino, oportunizando atividades no campo educacional, cultural e artístico. Preocupar-se com o ensino, a pesquisa e a difusão de valores é um de seus deveres.

Deve ser uma continuação do lar e um lugar onde as famílias se encontrem em convivência sadia, sem desvios de conduta, para serem polos referenciais de valores morais, éticos e familiares.

É um referencial para aqueles que estão meio perdidos nessa sociedade capitalista, onde o que vale é o “ter” antes do “ser”.

No ritual do mate, processa-se uma verdadeira escola de sociabilidade, compreensão e solidariedade. Nas invernadas artísticas e nos fandangos se transmitem importantes noções de estéticas e sociabilidade.

Nos grupos mirins se opera a complementaridade das atividades escolares, ali a dança está voltada para o desenvolvimento global de um indivíduo.

Uma criança que tem a oportunidade de participar dessas aulas, certamente terá mais facilidade para enfrentar as dificuldades que a vida apresenta, isso sem falar no desenvolvimento motor, resistência, coordenação, ritmo, equilíbrio, autoconfiança, e outras capacidades como: aumento da memória, intuição, atenção e observação.

Defendemos valores não reconhecidos pela totalidade da sociedade: responsabilidade, honestidade e cumprimento de deveres.

Estas referências nos diferenciam das demais entidades.