Incumbido de falar em nome da cidade, o presidente da Câmara, David Olindo, que é um orador de reconhecida eloquência, fez um discurso emocionado sobre a passagem da tocha olímpica, um acontecimento histórico, que provavelmente não se repetirá em séculos. “Este é momento histórico que estamos tendo o privilégio de vivenciar. Até agora, nenhum morador desta cidade, poderia imaginar que testemunharia este acontecimento com dimensão”, destacou David, sob os olhares atentos do público que lotou a Praça Porfírio de Brito.
Na avaliação de David, a importância da competição olímpica extrapola o resultado da competição, o número de medalhas que cada Pais vai conquistar. “É um momento de consagração à Paz, de união dos povos em torno de valores como fraternidade, congraçamento. Esta é o verdadeiro sentido dos jogos. Que todos nós, aproveitemos este momento, para nos unir na construção de uma sociedade democrática e justa”.
Graças à intermediação de David, as lideranças indígenas da Reserva Buriti, desistiram de fazer uma manifestação durante o revezamento, para cobrar a demarcação das terras por eles reivindicadas. Eles se juntaram ao público que foi à praça central prestigiar o revezamento da tocha.