09/11/2023 às 10:42, Atualizado em 09/11/2023 às 11:29

Vereador Cleyton Martins busca soluções hídricas para comunidades rurais em Sidrolândia

Foto: Karina Souza

O vereador Cleyton Martins esteve na tarde desta quarta-feira, 8, na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), buscando apoio para a perfuração de poços que beneficiarão diversas comunidades rurais em Sidrolândia. O objetivo é proporcionar acesso à água potável para os moradores do assentamento P.A Eldorado II (Sede Agrovila), Comunidade Pequi dos Crentes, assentamento Jiboia, Capão Bonito II (Travessão do Meio e no Travessão do Patinho).

Com a crescente demanda por recursos hídricos nessas regiões, o vereador Cleyton Martins tem se empenhado em garantir que as comunidades rurais tenham acesso a uma fonte segura de água. Durante sua visita à FUNASA, o vereador apresentou a urgência da situação e solicitou o suporte necessário para a implementação dos poços.

Na sessão da última terça-feira Cleyton Martins apresentou indicação solicitando a perfuração de um novo poço no P.A Capão Bonito II, poço do travessão do meio. O poço coletivo atende 48 famílias, foi construído há 23 anos em parceria com a Funasa, Idaterra e Prefeitura, e o cano do revestimento do poço foi colocado de ferro. Com o passar dos anos ele enferrujou e o poço está com infiltração de lama e barro, trazendo prejuízo a comunidade aonde já foram queimadas três bombas e a comunidade está sem água para o consumo da família e dos animais.

Foto: Karina Souza

A perfuração de poços nessas localidades visa atender a todas as necessidades de abastecimento de água, beneficiando diretamente os moradores e promovendo melhores condições de vida. Além disso, a iniciativa contribuirá para a promoção da saúde e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

O assentamento P.A Eldorado II, Comunidade Pequi dos Crentes, assentamento Jiboia e Capão Bonito II abrigam diversas famílias. A ação proposta pelo vereador Cleyton Martins busca resolver a questão da falta de água, impactando positivamente a qualidade de vida dos habitantes dessas localidades.

O vereador ressalta a importância de parcerias entre os órgãos públicos e a comunidade para enfrentar desafios comuns, como a falta de água.

Estiveram presentes na reunião o Superintendente da FUNASA - MS Mario Rosa da Silva, e Humberto de Mello Pereira, Secretário Executivo da Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais de MS.