04/05/2015 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:37

Vereadores usam a tribuna para mostrar que Eldorado pede cultura, esporte e lazer

A Sessão começou por volta das 19 horas, aconteceu na Sede da antiga Fazenda Eldorado e contou com a presença de mais de 100 moradores de toda a região. Professores, universitários, agricultores, religiosos, estudantes do ensino médio, todos tinham sugestões a apresentar para melhorar a vida da comunidade.

Os vereadores David Olindo, Cledinaldo Cotócio, Moacir Romero e Waldemar Acosta dedicaram parte do tempo de suas falas durante a sessão desta segunda-feira (04) para expor a toda população sidrolandense parte do que foi a ultima Sessão Itinerante, realizada na noite de quinta-feira, 30 de Abril, no Assentamento Eldorado.

Em consenso, duas são as maiores lutas daquele povo: o acesso à agua e à cultura, esporte e lazer. “Nossos jovens estão se perdendo em bares e drogas. E nós vemos essa situação sem poder fazer nada, porque não temos nenhuma outra opção para apresentar a eles”, desabafou a diretora da Escola Estadual, Professora Viviane, que entregou ao presidente da Câmara, vereador David Olindo, um abaixo-assinado contendo cerca de 450 assinaturas, cobrando soluções e dando sugestões para resolver este problema. Este abaixo-assinado também foi lido na Sessão Ordinária desta segunda-feira.

Glauco Barbosa, secretário da Escola Municipal e responsável pela manutenção da sede, que hoje está sob os cuidados da UFGD, foi um dos grandes colaboradores para a realização da sessão. Ele concorda que a falta de lazer é um grande problema enfrentado por eles. “Não temos acesso a cultura, nossos jovens não praticam esportes, não recebemos incentivo para nada disso. Se ao menos tivéssemos uma academia ao ar livre, já seria um grande passo”, solicitou.

Em seu discurso na sessão dessa segunda, o vereador Cledinaldo Cotócio, que vem se envolvendo durante seu mandato com as questões culturais, disse acreditar que essa é uma das reivindicações mais fáceis de ser resolvida, “vamos trabalhar pela realização de um evento que possa contemplar toda aquela população. Um evento sadio, seguro, do jeito que todos merecem”, garantiu.

David Olindo, presidente da Casa e idealizador do projeto, agradeceu toda a população da Grande Eldorado que se fez presente e, mais uma vez, reforçou seu pedido de união entre os assentados, para que o desenvolvimento da região chegue de forma organizada e igual para todos. “Listamos alí diversos problemas: falta de água, de energia, de suporte para escoamento da produção, de transporte e de possibilidades de lazer. Queremos que esse povo se una e nos apresente um planejamento, assim poderemos ajudar como fizemos em todos os outros locais que visitamos”, declarou David.