28/06/2016 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:41

Câmara aprova emenda de Bolzan e Edno que garante recursos na LDO para agricultura familiar e regularizar no Quebra Coco

O orçamento da Prefeitura de 2017, projetado em R$ 169 milhões, vai reservar recursos para ações de fomento a agricultura familiar, políticas de apoio ao combate a violência doméstica e formação profissional da mulher, além de recursos para a Procuradoria Jurídica a situação fundiária no distrito de Quebra Coco.

O orçamento da Prefeitura de 2017, projetado em R$ 169 milhões, vai reservar  recursos para ações de fomento a agricultura  familiar, políticas  de apoio ao combate a violência doméstica e formação profissional  da mulher, além de recursos para a Procuradoria Jurídica regularizar a situação fundiária  de terrenos doados pela Prefeitura há décadas para moradores do distrito de Quebra Coco.

Estas ações foram inseridas na LDO (Lei de  Diretrizes Orçamentárias) de  2017 já aprovada em primeira votação pela Câmara, por iniciativa do vereador Sérgio Bolzan, que apresentou emendas junto com seu colega de bancada, Edno Ribas.  As ações na área da agricultura foram  definidas, segundo Bolzan, numa reunião com  lideranças das comunidades indígenas e nos contatos nos assentamentos.

Uma das ações previstas é a destinação de recursos para mecanização agrícola  com a compra de máquinas e implementos, além de um programa de apoio à produção dos pequenos produtores rurais. Dentro do programa Prosolo, será aberta  dotação que viabilize preparo do solo, análise do solo e estimulo a praticas de conservação, uso e manejo do solo e da água.

Em relação ao distrito de Quebra Coco, o objetivo é dar condições para  que a Procuradoria Jurídica da Prefeitura promove a regularização dos lotes doados aos moradores que terão condições de escritura as casas onde moram há décadas.

Conforme o vereador Edno Ribas, a dotação aberta para as políticas públicas da mulher, visam pelo menos garantir uma programa mínima alusiva ao Dia Internacional  da Mulher, comemorado em 8 de Março. “Infelizmente neste ano a data passou em aberto por parte da Prefeitura”, comenta.