23/01/2017 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:41

Audiência na Câmara com Legislativo e executivo reúne quase 200 universitários

Em audiência realizada, na manhã deste domingo (22), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, foi discutida a questão do repasse da subvenção para a manutenção do transporte universitário. A discussão foi mediada pelo Presidente da Casa, Vereador Jean Nazareth, e fizeram uso da palavra representantes dos universitários, alguns vereadores, o Prefeito, Drº Marcelo Ascoli, além do representante da UNIP e da empresa de transporte Oliveira Tur.

Pontos importantes foram abordados, como a questão de grande parte da categoria não aceitar ser representada por associações, justificando tal posição pelos imbróglios a que as mesmas se envolveram, jurídica e administrativamente, causando insegurança a seus associados, os universitários.

A questão do valor do subsídio e do público alvo a ser priorizado foi amplamente debatida, mas com a resistência, de alguns dos presentes, em aceitar que o executivo não tem como arcar com a totalidade do transporte para mais de meio milhar de universitários, uma decisão ficou para uma próxima reunião, que deverá ocorrer em breve, visto a urgência do caso.

“Porque que nós perguntamos a sociedade? Nós não fomos eleitos por dez pessoas, nós fomos eleitos por um município de 50 mil pessoas, então nós devemos sim perguntar as pessoas, lá fora, o que eles acham que o vereador tem que fazer, não só com os universitários, mas sim com assentamentos, com as aldeias, com as outras classes, né? Então assim, nós não estamos sendo covardes com os universitários, porque se eu fosse covarde eu estaria lá na minha casa, num domingo de manhã, assando uma carne e esperando a hora do almoço para almoçar”, respondeu o Vereador Jean após um universitário, Wiliam Rafael, ter colocado que considerava uma covardia a Câmara questionar a população com referência a aplicação de recursos, na saúde, educação, segurança ou transporte Universitário.

O Vereador Waldemar Acosta, formado em Direito, em seu terceiro mandato, conhecedor de leis e do problema em pauta, foi o único a usar da palavra para pressionar o Prefeito, mesmo sabendo das dificuldades e da herança que seu governo deixou. Waldemar está se utilizando do cargo para realizar uma política de jogar a opinião pública contra o executivo, apresentando-se como um defensor dos universitários, coisa que não foi durante os três últimos anos do governo Ari Basso, quando houve o agravamento da questão do transporte universitário, chegando ao gargalo em que se encontra hoje.

Os outros vereadores, que também fizeram uso da palavra, Drº Kennedi, Carlos Henrique Olindo, Professor Tadeu, além do Presidente da Casa, Jean Nazareth, foram unanimes em contextualizar a questão das dificuldades financeiras, do compromisso do Município com a educação básica e da necessidade em se buscar um parâmetro, a ser utilizado, que faça justiça com o erário público a ser aplicado.

“Eu acredito que aqueles que mais precisam devem ser a prioridade, aqueles que tem menos condições devem ser a prioridade, eu acho que isso é um princípio que eu considero justo, outro pode achar que não, olha vamos dividir o bolo igual pra todo mundo. Se a maioria decidir isso, eu acho que a gente tem que acatar democraticamente, mas eu acredito que aqueles que mais precisam, os de maior vulnerabilidade social, naquele momento, são os que a gente tem que priorizar o atendimento”, colocou o Prefeito, depois de ter feito uma rápida exposição das condições físicas e financeiras em que se encontram o município, principalmente saúde e educação.

“Essa balela de que precisamos do transporte já deu, se estamos aqui oito horas da manhã é porque queremos mudar alguma coisa. Então eu acho que esse diálogo tem que ser constante com a classe, não estabelecer nada sem que saibamos, entende, é isso que eu peço, e trabalhar conforme esse orçamento, fazer o melhor conforme esse orçamento. Eu entendo, eu acho que todos deveríamos entender, só que não podemos vacilar, se tem isso, vamos trabalhar com isso”, colocou uma universitária, que mesmo sem identificar-se, foi muito aplaudida pelas cerca de 200 pessoas presentes.

Ficou pré-estabelecido que a partir de meados da próxima semana, equipes das assistência social estarão sendo disponibilizadas para procederem o recadastramento dos beneficiários, bem como o cadastramento de novos, só não estiveram presentes os Vereadores Gringo e Jonas, bem como a Vereadora Vilma Felini.