09/06/2017 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:42

Câmara aprova Moção de Pesar e homenageia o ex-vereador Veneno

A sessão de ontem (06) foi marcada por homenagens emocionadas ao ex-vereador Nilton Lopes Morais, carinhosamente conhecido como “Veneno”.

A Vereadora do PSDB, Vilma Felini, apresentou uma Moção de Pesar pela passagem do ex-vereador, que foi aprovada por unanimidade e gerou muitos discursos, os quais demonstraram um pouco do que representou Veneno para muitos dos atuais vereadores.

Nascido em 27 de julho de 1953 no município de Osvaldo Cruz, estado de São Paulo, Veneno se considerava um Sidrolandense nato, principalmente quando o assunto era o Bairro São Bento, no qual viveu todo o seu período em Sidrolândia e no qual escolheu ser velado e receber as últimas homenagens de familiares e amigos, vontade respeitada pela Câmara de Vereadores, que havia oferecido as dependências da Casa como uma homenagem a ele que foi vereador na legislatura 2005/2008.

“Eu quero aqui ser solidário a Vereadora Vilma Felini, a bancada do PSDB, a qual está fazendo essa Moção de Pesar ao nosso saudoso e querido, como era conhecido, Veneno. Veneno que passou por essa casa de leis, deixou o seu nome, aqui nessa casa, atuou como Vereador durante quatro anos e confesso que foi um choque para todos os vereadores, nós decretamos luto de três dias, aqui na Câmara Municipal, fomos solidários a família, oferecemos o espaço aqui, na Câmara Municipal, para que o Vereador fosse, feita sua última homenagem aqui no plenário, mas por opção da própria família, a qual o vereador falava que quando fosse para a outra vida, que ele gostaria de ser velado no bairro onde ele sempre morou, que é o bairro São Bento, então nós respeitamos a família e nós também fomos solidários a isso. Então eu quero deixar aqui, também, o nosso profundo pesar do grande amigo, grande companheiro, agente lembra dele assim, o popular VENENO”, colocou o Presidente da Casa, Vereador Jean Nazareth.

“Eu como suplente de vereador pedi ao Veneno e ele me deu a oportunidade de virar vereador, por seis meses aqui nessa Casa de Leis, que depois me projetou para virar vereador. O Veneno, pra quem não conhece, difícil alguém que não conhece, ele é o “Veneno neles”, era o apelido dele... Eu trabalhava como cobrador e tinha um costume, quando não achava o nome da rua, adivinha para quem eu ligava”? Disse o Vereador Edno Ribas em parte de seu pronunciamento.

“Nós tivemos a oportunidade, o privilégio de conhecer uma pessoa simples, pessoa humilde, de coração grandioso, que andava pelos quatro cantos da cidade com a sua bicicleta barra forte, esse era o seu principal veículo de locomoção, mesmo na época em que era vereador eu lembro que ainda assim ele exercia esse mesmo veículo, tentaram comprar um carro pra ele, um uno, mas não se adaptou, porque o jeitinho dele, o costume dele era a sua bicicletinha... Um grande homem, um grande pai, um grande cidadão, foi um legislador que representou a sua população, o seu eleitorado aqui nesse Poder Legislativo”, disse Waldemar Acosta em seu depoimento sobre a honestidade e simplicidade do ex-vereador.

Muito emocionada a Vereadora Vilma Felini, autora da moção, fez a seguinte colocação: “Entristecida com a passagem do nosso eterno vereador Veneno, não consegui antes falar sobre ele, porque ele... Não tem palavras para se falar dele, todo mundo já falou um pouquinho e realmente ele era um companheirão, estava retornando ao ninho dia 22, teria uma solenidade no Lions Club, onde ele estaria assinando a ficha do PSDB outra vez, mas Deus quis assim, ele gosta dos bons e com certeza ele estará num lugar bem melhor do que a gente”.